O que eu preciso para ter um site? O que é uma hospedagem de sites? Meu site precisa disso?
A HostMeta foi criada em 2006, ou seja, no momento da escrita desse artigo, já estamos com 13 anos de atuação na área de desenvolvimento e hospedagem de sites e essas são algumas das perguntas feitas por clientes (e amigos também) que acabaram por se tornar as mais frequentes nessa nossa trajetória.
A primeira página/site da internet foi lançada, oficialmente, em 1990 e para que as pessoas pudessem ter acesso ao conteúdo dessa página era preciso digitar no navegador um número que correspondia ao “endereço” desse site. Algo como “77.111.247.66”.
Com a expansão de todo o sistema a nível mundial se tornou inviável o acesso à rede com esse formato. Já pensou você ter que decorar todos os endereços IP’s dos seus sites preferidos??
De forma genérica, a rede ainda funciona dessa forma porém agora temos todo um sistema de identificação onde uma determinada sequência de números é associado a uma empresa/provedor que “armazena” outros tantos números associados aos sites individualmente.
Para que todo esse processo aconteça, temos então as empresas/órgãos centralizadores, no caso do Brasil o registro.br, que determina uma sequência específica de números para cada domínio registrado.
Ao digitar esse endereço no seu navegador, a informação é enviada a um distribuidor que verifica esse nome de domínio identificando o seu número de IP (Internet Protocol) e redireciona a solicitação ao provedor onde o site está “guardado” que, por sua vez, faz a verificação e, em existindo o site em seus “arquivos” envia de volta essa requisição com todas as informações do site em questão para o navegador do usuário. Todo esse ‘trajeto’ de informações ocorre em milésimos de segundo.
Dessa forma, todo site precisa – obrigatoriamente – estar armazenado em um computador que possa responder essas requisições de forma imediata e estar disponível para isso 24 horas por dia, 7 dias por semana, ininterruptamente.
A partir dessa necessidade começaram a surgir as empresas de hospedagem de sites, onde o todo o conteúdo do site (páginas, textos, imagens, etc.) é organizado e armazenado em computadores específicos para esse fim. E é justamente esta guarda de conteúdo e informações que chamamos de hospedagem de site.
Então eu posso hospedar meu site em meu próprio computador?
A resposta pra essa pergunta é sim. Porém, o custo de manutenção de um computador ligado 24 por horas dia, ininterruptamente, acaba se tornando bastante alto. Além de todo os softwares necessários para seu computador responda as requisições de acesso temos que considerar diversos outros aspectos como a segurança das informações. Já imaginou o site do seu banco estar hospedado em um computador na casa de seu diretor? Você iria confiar que suas informações (e seu dinheiro) estaria seguro?
As empresas de hospedagem de sites, como a HostMeta, possuem – através de parcerias com outras empresas pelo mundo – computadores e softwares específicos para esse fim que ficam ligados 24 horas por dia, com toda uma infraestrutura que garante que em caso de falta de luz, por exemplo, eles se mantenham ligados.
E essa estrutura, geralmente, não é única. Aqui na HostMeta, temos todo um processo de backup’s diários com redundância em outros computadores localizados em regiões diferentes para que seu site esteja sempre disponível.
Sua Empresa x Seu Site
Eu costumo comentar com os clientes que seu site e sua hospedagem funciona como a sua empresa, sua loja ou escritório, afinal seu seu site é a sua empresa online.
Se sua loja está localizada numa rua afastada, mal iluminada, com pouca circulação de pessoas, ou ainda, se sua empresa estiver desorganizada, suja, com empregados que não atendem o cliente, a probabilidade de você ter sucesso no seu empreendimento é reduzido drasticamente.
E aqui está a importância de ter um site organizado, adaptado às mais diversas formas de acesso e estar sempre disponível para o seu cliente na hora que o seu cliente precisar.
Acredito que já conseguimos responder à duas das perguntas elencadas inicialmente: “O que é uma hospedagem de sites?” e “Meu site precisa disso?”
Agora podemos responder a questão inicial desse artigo: “O que eu preciso para ter um site?”
São apenas 3 passos simples a seguir para ter o seu próprio site
- Registrar o domínio no órgão específico (no caso de um domínio como a terminação .com.br, o registro.br)
- Contratar um profissional que possa utilizar as tecnologias adequadas para desenvolver o seu site;
- Contratar a empresa de hospedagem que vai armazenar as informações e entregar as requisições de acesso.
Bom, são passos simples se você contratar os profissionais certos!
E a HostMeta está aqui para lhe ajudar em cada uma dessas etapas. Registramos seu domínio, desenvolvemos o seu site e o hospedamos de forma segura, rápida, com preços justos e o melhor atendimento.
Entre contato com a gente!