Fazer propaganda com um orçamento limitado? Sim, é possível!

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O principal desafio de qualquer empresário é investir com inteligência. Quando você tem pouco dinheiro, cada centavo conta. Se você investir em algo que não lhe trará o retorno esperado, os resultados podem ser catastróficos.
Em marketing, enfrentamos as mesmas questões. Pelo que deveríamos pagar? O que podemos fazer de graça?

A realidade de autônomos, prestadores de serviços e pequenas empresas é que se têm muito pouco orçamento para investir em marketing e, portanto, têm dificuldade em gerar vendas. Desenvolver uma estratégia de marketing eficaz sem orçamento é uma tarefa desafiadora.

E se você está enfrentando este problema, existem soluções que podem ajudá-lo.

Você precisa entender que nenhuma ferramenta irá funcionar por conta própria, será necessário dedicar tempo para planejar e gerenciar as plataformas que você escolher.

Quanto maior o volume de dinheiro investido maior a probabilidade de se gerar vendas diretas – seja de produtos ou serviços, portanto, como nosso objetivo é vender investindo o mínimo possível, precisamos então melhorar nossa taxa de conversão, pois cada visitante que seu site receber é muito importante e é a primeira coisa que devemos considerar para criar uma estratégia de marketing eficaz.

Página de vendas

O mínimo que vamos precisar é uma página de vendas em nosso site. Se você não pode gastar muito com marketing, você deveria pensar em investir parte desse orçamento em uma página de vendas profissional.

Podemos usar a homepage do site como página de vendas, mas também podemos ter várias páginas para vender o mesmo produto, ou para vender diferentes produtos ou serviços.

Google Analytics

Essa ferramenta gratuita do Google é amplamente utilizada e oferece relatórios avançados sobre a visitação de seu site.

Se o seu site for desenvolvido com o WordPress ainda tem ferramentas e recursos para adicionar o código do Google Analytics e até mesmo verificar as estatísticas diretamente pelo dashboard do próprio wordpress.

Depois de definir os objetivos, poderemos medir a eficácia das nossas páginas de vendas. Isto significa que poderemos medir o impacto de cada alteração realizada para descobrir o que está funcionando e o que teremos que melhorar.

Portanto, o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para nossa estratégia de marketing digital, oferecendo ainda informações sobre todas as demais páginas do seu site.

google analytics
Analise seu site e as visitas recebidas com as ferramentas gratuitas do Google.

Blog e Conteúdos

Criar conteúdo não é tão simples quanto parece e a qualidade desse conteúdo deverá ser parte vital de sua estratégia de marketing, afinal é o seu conteúdo que irá trazer os internautas ao seu site.

Dessa forma, quando temos um produto ou serviço que queremos vender, temos que falar sobre ele e, certamente, um bom lugar para fazer isso é o nosso blog.

Answer the public

Para obter ideias de artigos para o seu site, você pode usar uma ferramenta chamada “Answer the public”.

O site answerthepublic.com permite gerar ideias introduzindo o tópico que nos interessa junto à termos do tipo: Como, O que, Quem, Quando, Por que, Onde, etc.

Answer the public
Exemplo de gráfico do site answerthepublic.com para o termo “Hospedagem de Site”

Com esta informação, podemos criar artigos adaptados ao que nossos potenciais clientes estão procurando.

O que você pode fazer é começar a escrever sobre questões relacionadas ao seu produto, respondendo a perguntas que não podem ser esclarecidas nas páginas de vendas, ou expandindo as informações sobre seus produtos ou serviços.

Apesar dessa ferramenta possuir uma versão profissional, paga, a parte gratuita já é bastante abrangente.

Além do Answer the public outras ferramentas importantes que podemos utilizar para gerar ideias de conteúdo são o UberSuggest, o Google Keyword Planner e Google Search Console.

Não falaremos sobre essas ferramentas neste momento para não deixarmos o artigo extenso demais mas poderemos aborda-las em outro artigo.

Sobre os Conteúdos

Que tipo de conteúdo eu deveria publicar primeiro? Se você não pode criar dezenas de artigos de uma vez só, você precisará definir suas prioridades.

Como dissemos anteriormente, sua primeira ação deveria ser criar uma página de vendas. Em seguida, você deveria criar pelo menos uma postagem mensal.

Se você realmente não tiver como escrever esses conteúdos uma excelente opção é contratar um redator freelancer através de sites como o Workana, por exemplo.

Nesse site você irá encontrar excelentes profissionais que poderão escrever diversos artigos da sua área de atuação por valores realmente acessíveis. Nós aqui da HostMeta já utilizamos alguns redatores freelancers para escrever conteúdos para alguns sites de clientes cujo assunto não dominamos.

Outra ferramenta que nós já testamos e aprovamos é o Lumen5, como outras que estamos vendo neste post, o Lumen5 possui uma versão gratuita que lê o conteúdo de seu site ou artigo e te ajuda a criar um tipo de slide que será salvo em formato de vídeo para que você possa publicar em redes sociais.

Vídeo criado no site Lumem5 a partir do post “O seu site é Seguro?” aqui do Blog da HostMeta

Compartilhando conteúdo

Um dos maiores desafios para aqueles que não tem dinheiro para investir em marketing é como mostrar seu conteúdo para mais pessoas e existem recursos gratuitos ou baratos que nos ajudarão nessa tarefa.

► Redes sociais

É claro que as redes sociais não poderiam ficar de fora. Crie um perfil exclusivo para o seu negócios nas principais redes sociais em que seu público alvo está presente.

► Agregadores de conteúdo

Existem diversos sites que você pode utilizar para divulgar gratuitamente seu artigo, como o Uêba e o Ocioso, por exemplo.

Neste tipo de serviço você pode cadastrar seu artigo e se ele for relevante para os visitantes usuais do site eles fazem a publicação na plataforma.

► Sharemarket

Se você ainda não ouviu falar sobre isso, é muito simples, você entra em contato com outros criadores de conteúdo, compartilha a(s) postagem(ns) em suas redes sociais, e ele compartilha a sua nas redes sociais dele.

Assim, ambas as partes podem alcançar mais pessoas e é, sem dúvida, uma maneira muito interessante de aproveitar o conteúdo que criamos…. E sem ter que gastar dinheiro.

O próximo passo

E o que fazemos com este tráfego que estamos gerando?

Mesmo se você não tenha muito dinheiro para investir em marketing, se seguir estas dicas que vimos até agora, você obterá mais tráfego, o que significa que mais visitantes vão acessar o seu site. Então, o que podemos fazer para tirar proveito dessas visitas?

Aqui também temos várias opções.

Podemos criar uma estratégia para captação de assinantes incluindo formulários de assinatura nos posts e páginas de nosso site.

Estes formulários são elementos que nos ajudam a garantir que parte desse tráfego acabe registrando-se em nossa lista e, dessa forma, podemos enviar-lhes newsletters, promoções, descontos. Ou seja, podemos tentar “vender” em outro momento e não apenas durante a primeira visita.

Mas não basta apenas incluir formulários de cadastro….. o segredo para aumentar o número de assinantes é criar estratégias para incentivar seus visitantes a se inscrever na sua newsletter.

Você pode, por exemplo, oferecer um desconto, um e-book gratuito, mini cursos em vídeo, guias em pdf, acesso VIP, etc.

Como podemos criar essas estratégias? Bom isso já é assunto para outro artigo 😀

E como vamos mandar emails para nossos assinantes?

Existem diversas plataformas com opções gratuitas para gerenciar suas listas de contato. Aqui na HostMeta, utilizamos para alguns clientes o sistema de uma empresa Espanhola chamada Mailrelay.

O email marketing é uma das melhores e mais lucrativas ações disponíveis na web.

Com a Mailrelay, você pode enviar gratuitamente todos os meses até 75.000 e-mails e gerenciar até 15.000 contatos. A Mailrelay não adiciona propagandas ou logotipos em suas newsletters, não tem limite diário.

Dessa forma, você pode manter contato com seus assinantes e enviar e-mails de vendas gratuitamente.

Conclusão

Trabalhar com marketing com um orçamento limitado, ou sem gastar dinheiro não é fácil, mas neste artigo vimos que é possível. Estamos longe de esgotar esse assunto mas acredito que conseguimos mostrar os primeiros passos que você pode seguir.

Sim, sem dúvida os resultados seriam melhores se pudéssemos fazer um maior investimento em ferramentas de marketing avançadas, mas se isso não for possível, essas recomendações ajudarão você a pelo menos criar uma estratégia coerente com um certo grau de eficácia.


Post originalmente publicado em https://blog.mailrelay.com/pt/2019/12/03/como-trabalhar-com-marketing-com-um-orcamento-limitado

Adaptado por HostMeta

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