Situações de crise aparecem quando você menos espera. Às vezes, mesmo se tivermos estratégias para tempos de crise, a situação pode nos pegar de surpresa e precisamos agir rapidamente e não há outra opção senão improvisar para mitigar possíveis danos. Uma crise! Que ações devemos tomar? A primeira e mais importante é não se deixar levar pela incerteza ou pelo nervosismo. Para pensar e implementar medidas que favoreçam sua atividade ou negócio, você deve acalmar-se e clarear sua mente. Lembre-se que, por mais difícil que seja, saber responder com rapidez e bom senso, será a chave para voltar à normalidade e até superar a concorrência. Esteja comprometido com a tomada de decisão, com o direcionamento de esforços e com a implementação de ações que não envolvam grandes riscos. Não interrompa sua atividade! Adote ações de marketing que ajudem a manter a lealdade de seus cliente, além de agregar valor em momentos delicados para todos. Concentre-se em ajudar seu público. Se você estiver disposto a ajudar, sua marca será lembrada por isso. É nesses momentos que você vê os valores mais humanos dos negócios, e isso poderá lhe trazer grandes vantagens como: ► Demonstrar que sua marca é socialmente responsável.► Melhorar sua estratégia de branding e reputação.► Aproximar-se do seu cliente ideal.► Trabalhar com reciprocidade.► Demonstrar comprometimento com seu objetivo. As ações de marketing que você implementar devem ser acompanhadas por outras mais gerais que permitam que sua empresa sobreviva em tempos de crise. Pense que são medidas que, embora sejam difíceis de adotar, farão com que sua empresa supere quase qualquer contratempo: ● Mentalidade positiva e proatividadeEsse deve ser o denominador comum de todas as ações durante a situação de emergência. Sem uma mentalidade positiva, não é possível tomar boas decisões ou analisar objetivamente o que está acontecendo para mitigar os efeitos da crise. Por sua vez, a proatividade o ajudará a não paralisar seus negócios com medo e dará o impulso necessário para que você tome uma ação. ● Corte despesas desnecessáriasNão se trata de paralisar tudo, mas esta é a hora de revisar suas despesas. Por exemplo, serviços que você não usa mais, anúncios que não trazem resultados positivos, gastos extras que você poderia deixar de pagar sem afetar seu negócio. ● Decidir sobre parar de investir temporariamenteNão se trata de parar de investir da noite para o dia ou de contratar serviços externos, mas de pausar os investimentos mais vultuosos que visam objetivos específicos de captação que, no momento, foram deixados de fora dos objetivos da empresa (haverá tempo para fazer isto mais tarde). ● Centralização de esforçosA soma dos esforços de seus colegas ou membros da equipe fará com que tudo flua da maneira certa (especialmente quando se trata de mudar de rumo). Priorizar de forma inteligente e coletiva nos leva a focar no que é realmente importante. ● Aposte em flexibilidadeQuem sabe como se adaptar a novas circunstâncias vencerá. Portanto, se você precisar alterar processos, procedimentos de trabalho, prioridades ou qualquer outro assunto, faça-o. Algumas mudanças serão temporárias, outras estarão aqui para ficar. 10 ações de marketing vitais para tempos de crise Seu primeiro trabalho será manter sua marca visível. Por exemplo, no caso da crise gerada pela pandemia global causada pelo COVID-19, é essencial oferecer ajuda; seja através de doações, ou de recursos ou tecnologia ou expertise. Coloque-se no lugar do seu buyer persona por um momento, para entender o que ele precisa, o que ele quer, como ele pensa e como está se sentindo. Só então você poderá ajudá-lo. 1) Acesso gratuito e outros benefíciosUma das melhores maneiras de fomentar engajamento durante a crise é oferecendo acesso gratuito a conteúdo ou serviços. Por exemplo: ● Você pode oferecer treinamento gratuito, webinars ao vivo todos os dias, recursos para download, vídeos, áudios, e muito mais. Você poderia até pensar em lançar um podcast. ● Outra alternativa é fornecer serviços gratuitos, como consultorias, ou serviços extra para clientes fiéis sem custo adicional. Em momentos como este, qualquer ajuda é bem-vinda e é algo que o usuário valorizará muito. Obviamente, recomendo que você administre esse tipo de ação para evitar sobrecarregar seus recursos ou seus clientes. 2) Comunicação assertivaSeja em um email, uma postagem de mídia social, um artigo ou qualquer conteúdo que você enviar, você sempre deve ser assertivo. Sempre transmita consistência e confiança em suas mensagens. Você deve ter muito tato ao discutir tópicos delicados e sempre pensar em tranquilizar seus clientes e oferecer a eles sua ajuda para que eles saibam que você está lá. Mantenha-os informados sobre sua atividade, disponibilidade e a continuidade ou não do serviço contratado. Aqui, o importante não é vender, mas manter a lealdade do usuário. 3) Emails de segmentoVocê não deve esquecer o email marketing durante tempos difíceis. Desde que você tenha cuidado e trabalhe com empatia, você sempre deveria enviar uma newsletter aos seus assinantes quando você tem algo relevante para contar-lhes. Desaparecer não é a melhor opção. Continue enviando e-mails para o seu público, adapte sua estratégia a novas circunstâncias e trabalhe no lado mais humano da sua marca. 4) Análise de engajamentoAlém de criar emails informativos ou de segmento, recomendamos que você adicione ações que levem seu público a interagir com sua marca. Por exemplo, você poderia propor um desafio, convidando os participantes a compartilhá-lo nas redes sociais. Se você é um personal trainer ou tem uma academia, você poderia criar aulas online, ou compartilhar dicas para se manter ativo em casa. Você pode até criar vídeos instrutivos, ou oferecer consultoria individual. Você poderia compartilhar receitas saudáveis com seus clientes ou postar depoimentos de pessoas felizes com seu método. 5) Linguagem positivaSe é importante usar linguagem positiva em situações normais, em tempos de crise, é ainda mais. As palavras geram emoções, por isso devemos ter muito cuidado ao abordar outras pessoas. Evite falar sobre a face mais amarga da situação, porque todos nós já estamos sendo bombardeados com notícias tristes. Use seu email marketing para incentivar seus assinantes, mostrar esperança, agregar valor, dar